Translate

segunda-feira, 6 de julho de 2020

A LEI DA INFLUÊNCIA

FONTE: https://prtimoteo.blogspot.com/2019/

Tola e a influência de Jair morrem juntamente com eles

Tola e Jair realizaram um bom trabalho de liderança do povo hebreu, mas Israel praticou o mal imediatamente após a morte deles, servindo a deuses de Baal. Portanto, que tipo de liderança essa dupla realmente exerceu? Se a nossa liderança não deixa nenhum legado, ela é completa? Se o povo recai em padrões pecaminosos depois que deixamos a cena, não falhamos em praticar a lei do legado? Lembre-se:

     ·         O teste real de nossa liderança acontece depois que fomos embora.
      ·         Sucesso sem sucessor constata uma falha.
      ·         A questão não é: Posso mudá-los enquanto estou aqui?
      ·         Mas é: Poso fazê-lo depois que fui embora?
· Reputação é o que as pessoas nos atribuem agora;
· Legado é o que elas pensam depois que fomos embora.

A LEI DA INFLUÊNCIA

Juízes de influência de curta duração (Jz. 12.8-15)

Os líderes posteriores a Jefté, Ibsã, Elom e Abdom, tiveram muitos filhos e filhas e governaram durante vinte e cinco anos. Sabemos pouca coisa sobre eles, exceto que fizeram mais em honra própria do que em honra a Javé. O capitulo seguinte começa dizendo que, depois que eles haviam morrido, Israel imediatamente fez o que era mal aos olhos de Deus (Jz. 13.1). A influência desses juízes morreu quando eles morreram. Mas por quê?

Duas razões se tornaram evidentes: VISÃO PEQUENA E ORGULHO CRESCENTE.

Quando a visão de um líder se encolhe, assim também se encolhe a sua influência. Quanto menor a visão, menor a influência. Esses líderes não tentaram coisas grandes para Deus porque não viam coisas grandes vindas de Deus. Por isso, o registro de cada um deles se resume em apenas algumas palavras: “faleceu e foi sepultado”. Triste, não é mesmo?

A história fica ainda mais triste quando se observa que a visão curta desses líderes apenas se resumia em promover o nome deles. Apesar de esses líderes confiarem em Deus no começo, mais tarde desviaram os seus olhos dele e acreditaram nos seus próprios méritos.

Foi dito muito bem que a medida da maturidade espiritual corresponde à extensão do tempo que uma pessoa pode esperar a obtenção de sucesso no ministério e ser reconhecida por isso. No momento em que buscamos autopromoção, esquecemos de buscar a Deus.

Fonte: Bíblia de Estudo da Liderança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Efésios 2:8-10

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie. 10 P...